domingo, 31 de janeiro de 2016

ESTUDO DIRIGIDO 6 - ALZHEIMER


Um pouco sobre a patologia

No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, sendo uma doença neuro-degenerativa, quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença progride, ou seja, causa mais danos ao cérebro.  

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.


No início, o paciente começa a perder sua memória mais recente, podendo lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer ações que acabou de executar, como por exemplo, que acabou de fazer uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.

Sintomas


A doença de Alzheimer instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

E quais são os fatores de risco?

ü  Idade: Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos.
ü  Outras patologias: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
ü  Não é hereditária, mas pessoas da família possuem mais chances de desenvolver a doença quando comparada a pessoas que não possuem histórico familiar.
ü  Escolaridade: O analfabetismo e a baixa escolaridade estão associados à maior prevalência, uma vez que uma maior aquisição de conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios (faz o cérebro trabalhar mais) e isso retarda o aparecimento de sinais de demência.
ü  Há uma predominância da doença no sexo feminino.

E como diagnosticar?
É muito comum que os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer (DA) sejam confundidos com o processo de envelhecimento normal, o que pode levar a um diagnóstico tardio do quadro.
Os exames para diagnostico consistem em uma extensa bateria de exames avaliando as funções cognitivas do paciente. É muito importante também realizar exames para analisar o cérebro e descartar a hipótese de se tratar de outra doença.


E o tratamento?

NÃO HÁ CURA para o Alzheimer! O tratamento irá proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, aliviando os sintomas existentes e permitindo que a progressão da doença seja mais lenta.

A acetilcolina é um neurotransmissor importante nos mecanismos de memória e aprendizagem. Na doença de Alzheimer, como consequência da degeneração dos neurônios, ocorre redução da atividade da acetilcolina por ação de enzimas que a degradam. Embora várias drogas estejam sendo testadas, atualmente, o tratamento mais eficaz se baseia na utilização das que inibem a ação enzimática responsável pela degradação da acetilcolina (inibidores da acetilcolinesterase).

Os medicamentos mais utilizados para a doença são:

Donepezila, rivastigmina e galantamina são usados para tratar doença de Alzheimer em estágio moderado (donepezila também pode ser usada para doença de Alzheimer em estágio severo). Memantina é usada para tratar a doença em estágio moderado a severo.

Algumas considerações

Efeitos colaterais

As drogas pertencentes ao grupo dos anticolinesterásicos podem provocar sintomas gastrointestinais, circulatórios e alterações relacionadas com o sistema nervoso central. Na maioria das vezes, esses efeitos indesejáveis são passageiros, de curta duração e podem ser controlados ou desaparecer quando o médico reajusta as doses.

Duração do tratamento

Uma vez iniciado, o tratamento precisa ser reavaliado pelo médico ao completar um mês, mas deve ser mantido obrigatoriamente por um período mínimo de 3 a 6 meses, para que se possa ter ideia da eficácia. Enquanto a resposta for favorável, o medicamento não deve ser suspenso.

Adesão

É fundamental obedecer as doses e os horários de administração do medicamento, pois a administração irregular compromete o resultado final.


FONTES:
Associação brasileira do Alzheimer <http://abraz.org.br/sobre-alzheimer>
Informações sobre Alzheimer e demência <http://alz.org/br/demencia-alzheimer-brasil>
Drauzio Varella <http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-alzheimer>

Sem comentários:

Enviar um comentário