segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estudo dirigido 7 - Propranolol



Função: Anti-hipertensivo que atua nos receptores- beta do Sistema Nervoso simpático.



Mas afinal, o que é hipertensão?
A hipertensão geralmente é uma doença crônica que acomete todos os tipos de pessoas, mas consideravelmente pessoas que têm hábitos de vida sedentários, com alimentação rica em gorduras, açúcar e sódio, que não praticam exercício físico e têm excesso de peso, tendo como conseqüência uma deficiência no controle homeostático do organismo, afetando coração, rins, vasos e cérebro.
A doença é conseqüência de um aumento da força exercida pelo sangue na parede dos vasos. Pelo atrito a essa parede, que é fina, são causadas lesões que geram um enrijecimento destas e diminuição da luz tubular para a passagem da quantidade de sangue eficaz.
A hipertensão tem como característica um aumento da pressão sistólica com parâmetros acima de 14 por 9. A alta pressão exercida e a menor luz tubular, ao longo dos anos, podem levar ao rompimento da parede dos vasos, causando um acidente vascular encefálico (AVE) ou um infarto agudo do miocárdio.

A hipertensão é de fato uma doença silenciosa e traiçoeira que quando não detectada e controlada pode gerar os quadros citados acima em fases muito avançadas, além do comprometimento das funções dos órgãos do indivíduo. Os sintomas quase não são reconhecidos pelo paciente, mas alguns podem sentir dores de cabeça, no peito e tonturas como um sinal de alerta.


Propanolol: Indicação e mecanismo de ação
O propanolol é um fármaco anti-hipertensivo indicado para o tratamento e prevenção do infarto do miocárdio, da angina, de arritmias cardíacas, enxaqueca, e controle da ansiedade. Pode ser utilizado associado ou não a outros medicamentos para o tratamento da hipertensão agindo como bloqueador de receptores beta-adrenérgicos presentes no sistema nervoso simpático.
Sua ação como anti-hipertensivo é muito importante visto que a hipertensão quando não tratada leva a um quadro de derrames, infartos do miocárdio, acidente vascular encefálico e outros problemas relacionados ao sistema cardiovascular.
O propanolol age bloqueando receptores beta-adrenérgicos e os efeitos agonistas dos neurotransmissores simpáticos sobre os receptores beta-1 e beta-2. O mecanismo anti-hipertensivo é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. São eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução de problemas cardiovasculares.


Quais são os problemas de se usar propanolol e quais são seus efeitos adversos?

Em pacientes asmáticos, com enfisema pulmonar, alergia, e bronquite, esse bloqueador beta adrenérgico não seletivo pode agir também em outros receptores como no pulmão fazendo a broncoespasmo e impedindo a ação da epinefrina que faz broncodilatação. Em pacientes diabéticos pode ocorrer o tratamento concomitante com hipoglicemiante e o propanolol. Essa administração dos dois medicamentos simultaneamente pode causar hipoglicemia exarcebada e ainda pode haver mascaramento de taquicardia nesses pacientes, pelo propanolol. O propanolol pode diminuir a biotransformação hepática e aumentar a toxicidade da lidocaína, impedir a taquicardia produzida pelo diazóxido, e pode gerar hipotensão. Cimetidina e reserpina aumentam o efeito betabloqueador, por reduzir sua depuração e inibir sua biotransformação e pelo efeito aditivo respectivamente. Medicamentos simpatominéticos com atividade beta-adrenérgica podem causar inibição mútua dos efeitos terapêuticos. Analgésicos antiinflamatórios não esteroides, especialmente indometacina, podem reduzir seus efeitos anti-hipertensivos. E o álcool etílico reduz a velocidade de absorção do Propranolol.

Reações adversas
As reações adversas que mais ocorrem são depressão mental leve, bradicardia, diminuição da capacidade sexual, diarréia e tonturas. Em alguns casos podem aparecer frieza nas mãos e pés por circulação periférica diminuída, confusão (especialmente em idosos), alucinações, erupção cutânea, ansiedade ou nervosismo, constipação, piora da insuficiência cardíaca. Raramente ocorre miastenia grave que é a perda de força dos músculos e hipoglicemia por uso concomitante com outro hipoglicemiante.
A interrupção abrupta do tratamento pode intensificar sintomas de hipertireoidismo, além de poder levar a quadros de infarto, acidente vascular encefálico, e outras doenças cardiovasculares, por isso deve ser retirado aos poucos, diminuindo gradativamente as dosagens quando pertinente.

Como controlar a pressão?
Além do uso do medicamento, é necessário que o paciente tenha um acompanhamento médico constante e faça a avaliação dos valores de pressão arterial, prática exercícios físicos, alimentação balanceada com pouco sódio e gorduras, não fume e evite o consumo de álcool.



Notifique!!



Fontes Bibliográficas

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa. Bulário Eltrônico. Propanolol. Disponível em <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmResultado.asp#>. Acesso em: 11 de abril de 2016.


BRASIL. Sociedade Brasileira de Hipertensão. Hipertensão. Disponível em : <http://www.sbh.org.br/geral/oque-e-hipertensao.asp> Acesso: 11 de abril de 2016.


BRASIL. Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil.. Propanolol. Disponível em: <http://hiperdia.datasus.gov.br/medicamentosdesc.asp?med=propranolol>. Acesso em: 11 de abril de 2016.



1 comentário:

  1. It was the first time my granddaughter came to me and confided about her battle with oral and genital herpes and her self destructive thoughts.
    A gaping vacuum of fear and love opened inside me. I knew what it felt like for her to be in such a situation. But after hearing how someone I loved so dearly struggled I have no option but to promise her help. I wanted to help in all possible ways. I sought counsels from an old and experienced nurse whom I've known to deal on natural herbs because I believed in nature. After hearing from me she smiled and before I could say another word she replied me there's cure but natural herbs. I don't care as long as my child is cured! I shouted. She told me about a doctor in Africa who has cured people of herpes. She gave me his email drutuherbalcure@gmail.com ,I contacted him immediately and then ordered medicine for my child which he sent through the UPS courier to me. My daughter started medication and the next day her mouth sores were physically healing and she told me it's working and within four weeks she testified to me that she was cured! I've always believed that nature has cure for any diseases and I'm happy to tell everyone my child is cured.
    Six months later we went for another test to be sure and here is the result,
    Six months after medications;
    Her hsv1&2 test results;
    Igm - 1.49
    IgG - 0.36
    She don't have any symptoms again and has moved on happily and is now in a serious relationship with her fiancee

    ResponderEliminar