segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eficácia do Tamiflu é questionada


           
Muitos países em 2009, devido a uma pandemia de gripe A, também chamada gripe suína, investiram bilhões na aquisição do medicamento tamiflu (oseltamivir) que, segundo novas análises têm ação equivalente a um analgésico comum.
Pesquisas realizadas por uma rede independente e global de pesquisadores e profissionais de saúde, a Cochrane Collaboration revelaram que o antiviral tamiflu não é capaz de reduzir a disseminação nem possíveis complicações da doença, apenas alivia os sintomas da gripe. Assim, este medicamento seria tão eficaz quanto o paracetamol, um analgésico popular. Porém a empresa fabricante do tamiflu, Roche, e outros especialistas apontam falhas no estudo realizado pela Cochrane Collaboration.

Durante a epidemia mundial da gripe suína, em 2009, o antiviral foi receitado em larga escala por muitos países e por isso, alguns governos fizeram grandes estoques desse medicamento. A Grã-Bretanha investiu milhões de libras na compra de tamiflu, em 2006, quando foram alertados por agências de saúde que previam uma pandemia de gripe que poderia matar milhares de pessoas.  Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, foi adquirida uma quantidade suficiente para aproximadamente 14 milhões de pessoas, cerca de 10% da população brasileira, visto que o tratamento era recomendado apenas para os casos mais graves e pacientes com fatores de risco.


Dados:
Companhias farmacêuticas não expõem todos a informações de suas pesquisas. Foi uma grande dificuldade para conseguir a liberação de dados que não haviam sido divulgados a respeito da eficácia e dos efeitos colaterais do tamiflu.
Segundo informações, o medicamento reduziu a permanência dos sintomas da gripe de 7 dias para 6,3 dias em adultos, e para 5,8 dias em crianças. Porém autores responsáveis pelo relatório feito após análises da Cochrane Collaboration afirmam que medicamentos como o paracetamol poderiam ter um efeito semelhante. O epidemiologista clínico e ex-clínico geral afirma que não indicaria o tamiflu para o alívio dos sintomas e sim o paracetamol.
Há também um questionamento dizendo que os testes de que o tamiflu evitava complicações como o possível desenvolvimento da pneumonia, foram precários e que não foi possível detectar um "efeito notório" neste sentido.
Um dos argumentos usado para defender a estocagem do tamiflu foi de que o medicamento diminuía a velocidade com que a doença se espalhava, dando tempo aos cientistas para o desenvolvimento de uma vacina. Porém ainda não existe comprovações de que este medicamento realmente evitam uma pandemia.
A análise também mostrou que o tamiflu tem uma série de efeitos colaterais, incluindo náuseas, dores de cabeça, eventos psiquiátricos, problemas renais e hiperglicemia.
Carl Heneghan, professor de medicina na Universidade de Oxford e um dos autores do relatório, afirmou que o dinheiro investido no medicamento, não beneficiou a saúde humana, podendo até ter prejudicado as pessoas.
Pesquisadores da Cochrane Collaboration não culparam indivíduos ou organizações em particular e afirmaram que ocorreram falhas em cada passo do processo, desde a fabricação, passando por órgãos reguladores e chegando até o governo.


A Roche e alguns especialistas discordam das conclusões da análise do grupo Cochrane
A Roche alertou que a análise pode implicar negativamente na saúde pública. E segundo o diretor médico Daniel Thurley, da Roche na Grã-Bretanha, os resultados dos testes do medicamento foram divulgados para os órgãos reguladores e além disso lembrou que 100 países no mundo todo, fazem uso do tamiflu para tratamento e prevenção da gripe. De acordo com ele, o grupo Cochrane usou estatísticas falsas que acabaram diminuindo os benefícios do remédio e usaram métodos pouco rigorosos para analisar os efeitos colaterais.
Wendy Barcley, pesquisador do vírus da gripe no Imperial College de Londres, disse que reduzir os sintomas em 29 horas seria um grande benefício, principalmente em crianças.
O Departamento de Saúde da Grã-Bretanha afirmou que o país é um dos mais preparados do mundo para uma potencial pandemia de gripe e que o estoque de antivirais é importante nisso. Eles analisaram todos os dados publicados e irão analisar o relatório Cochrane detalhadamente.

Paralelamente, a Organização Mundial de Saúde, que classifica o tamiflu como medicamento essencial, disse que é a favor de uma nova e rigorosa análise dos dados disponíveis e que aguarda a análise e novas descobertas.




2 comentários:

  1. I was diagnose with hpv virus for 5years i broke up with my boyfriend because i contracted the virus from him, luckily i found a herbalist name Dr. onokun everyone testify good of his natural treatment i picked up his address and contacted him. he truly treated me with natural herbs in a week and i got cured. i share this post because ever since i got this treatment I'm perfectly ok with my health. i contacted him through this email.. dronokunherbalcure@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Greatest thanks to Dr Oyagu for his herbal drugs that he prepared for me and when i start using it in just 2weeks i was completely cured and that ended my HERPES SIMPLEX 1&2 DISEASE i am so happy and grateful to Dr Oyagu . after reading about him on a testimony of Jason Cash on a blogger. i knew suddenly Dr Oyagu was the right Doctor to cure my HERPES SIMPLEX 1&2 DISEASE. i discuss with Dr Oyagu and he prepared a herbal medicine for me and when it got sent to me in south korean . i used the herbal medicine and 2weeks and i went to check up again. after 15years of suffering from HERPES SIMPLEX 1&2 at last i am smiling once again. Dr Oyagu also has remedy to others disease like COLD SORES,HIV/AIDS,DIABETES.CANCER,HIGH BLOOD PRESSURE AND MANY MORE. I oblige everyone to contact this powerful herbalist Dr Oyagu and be free from your suffering. contact his WhatsApp line:+2348101755322 or his Email via Oyaguherbalhome@gmail.com

    ResponderEliminar