segunda-feira, 21 de março de 2016

Descongestionante nasal pode levar ao vício


 
Com a chegada do outono, a mudança do tempo, que se torna ainda mais seco, um dos órgãos mais afetados é o nariz, que coça, irrita, incomoda e fica entupido. Muitas pessoas pensam que o nariz entupido é causado pelo excesso de muco espesso, causados por gripes e resfriados, mas não.
A congestão nasal é causada quando os vasos sanguíneos nas membranas mucosas que revestem o nariz ficam inchados, afetando a respiração. Pode também ser causado por traumas no nariz e o desvio de septo, o que pode ser resolvido apenas por cirurgia. Para muitas pessoas a congestão é apenas um incomodo, para outras no entanto afeta os ouvidos, sono e qualidade de vida. Então entra em cena os descongestionantes nasais.
 
Mas afinal, o que é um descongestionante nasal?
Descongestionante nasais são medicamentos indicados para o alívio da congestão nasal, o nariz entupido. Eles aliviam pelo estreitamento dos vasos sanguíneos e reduzem o fluxo de sangue e inchaço e proporcionam alívio imediato, quase instantâneo ao usuário.

O uso contínuo pode trazer riscos para a saúde e causar dependência
 
Quando usados em excesso, o descongestionante pode provocar lesões na mucosa. Acarretando na dependência do medicamento, o que pode levar a  riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina.
 A dependência é causada porque quando pingamos o descongestionante, os vasos se contraem, desincham e sobra mais passagem do ar. Os vasos ficam por pouco tempo dilatados, voltam a inchar e o nariz entope de novo. Com o passar do tempo a pessoa vai precisar de doses cada vez maiores para o remédio fazer efeito. Com o tempo o usuário crônico pode ter a perda do olfato ou até levar a uma perfuração septal sendo necessário intervenção cirúrgica.


O uso em crianças pode levar a morte!
 
O uso do descongestionante em crianças  pode até matar, não é indicado. Os descongestionantes contendo pseudoefedrina, fenilefrina, oximetazolina não devem ser administrados a crianças com menos de 6 anos de idade A superdosagem pode levar a reações cardiovasculares e até a um choque, com falta de ar e parada cardíaca. Por isso é importante o alerta aos pais, quanto a prescrição dos médicos e se tem o medicamento em casa manter fora do alcance das mesmas. Procure um médico ou farmacêutico sempre que dúvidas surgirem. Por ser medicamento de venda livre a auto medicação se tornou um grande problema do uso dessa classe de medicamentos.
 
Antes de se medicar, vá ao médico, tire suas dúvidas com um farmacêutico, são esses os profissionais habilitados e especializados para indicar o melhor tratamento e informar os possíveis efeitos colaterais.
 
 
 
Referências:
 
Ricardo A. Herberts1; Carin R. A. C. Herberts1; Rodrigo F. Alexandre2; Cláudia M. O. Simões2*; Marlene Zaninn3,4,Uso indiscriminado de descongestionante nasais contendo nafazolina, Revista Brasileira de Toxicologia, Agosto de 2007.
 
Uso contínuo do descongestionante nasal traz consequências para saúde. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/09/uso-continuo-do-descongestionante-nasal-traz-consequencias-para-saude.html. Acesso em 21/02/2016
 

 
 


1 comentário:

  1. Foi a primeira vez que minha neta veio até mim e confidenciou sobre sua batalha contra o herpes oral e genital e seus pensamentos autodestrutivos.

    Um vácuo enorme de medo e amor se abriu dentro de mim. Eu sabia o que era para ela estar em tal situação. Mas depois de ouvir como alguém que eu amo tanto lutou, não tenho opção a não ser prometer ajuda a ela. Eu queria ajudar de todas as maneiras possíveis. Procurei o conselho de uma enfermeira velha e experiente que conheci por lidar com ervas naturais porque acreditava na natureza. Depois de ouvir de mim, ela sorriu e antes que eu pudesse dizer outra palavra, ela respondeu que há cura, mas ervas naturais. Eu não me importo, contanto que meu filho esteja curado! Eu gritei. Ela me contou sobre um médico na África que curou pessoas do herpes. Ela me deu o e-mail dele drutuherbalcure@gmail.com, entrei em contato com ele imediatamente e pedi um remédio para meu filho, que ele me enviou pelo correio da UPS. Minha filha começou a tomar medicação e no dia seguinte suas feridas na boca estavam curando fisicamente e ela me disse que estava funcionando e em quatro semanas ela testemunhou para mim que ela estava curada! Sempre acreditei que a natureza tem cura para qualquer doença e fico feliz em dizer a todos que meu filho está curado.

    Seis meses depois, fizemos outro teste para ter certeza e aqui está o resultado,

    Seis meses após a medicação;

    Resultados do teste de hsv1 e 2;

    Igm - 1,49

    IgG - 0,36

    Ela não teve nenhum sintoma de novo e mudou-se felizmente e agora está em um relacionamento sério com sua noiva

    ResponderEliminar