domingo, 8 de março de 2015

Anticoncepcionais x Antibióticos

Uma dúvida que ronda a cabeça de todas as mulheres quando o assunto é antibiótico é: ele corta ou não o efeito da pílula anticoncepcional? Isso é mito ou verdade?

O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no modo de tomar o medicamento.
Além da forma correta de tomar o anticoncepcional, é importante ter em mente que algumas drogas interagem com a pílula, modificando seus efeitos e sua eficácia.


Sim, o antibiótico diminui a eficácia da pílula. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.
“Antibióticos para o tratamento de tuberculose, por exemplo, diminuem a eficácia do anticoncepcional”, diz o médico ginecologista Nilson Roberto de Melo - Está comprovada a ineficácia do anticoncepcional com o uso desses medicamentos. 

Esse efeito do antibiótico sobre as pílulas ocorre principalmente quando o medicamento destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas, que são responsáveis por estimular a liberação e ativação do hormônio estrogênio.
Melo lembra que o antibiótico não corta 100% o efeito da pílula anticoncepcional, mas é bom sempre ficar atento e consultar o médico. “Se for tomar o antibiótico por pouco tempo, a mulher precisa usar outros métodos contraceptivos. Caso o tratamento seja longo, o ideal é pedir para aumentar a dose da pílula.”
A assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia Amouni Mourad explica que quando os dois medicamentos atuam juntos, um acelera o movimento do outro. “Quando isso acontece, o anticoncepcional pode ficar menos tempo disponível no corpo.”

Amouni diz que a ação depende do organismo, mas que o risco de engravidar tomando anticoncepcional e antibiótico ao mesmo tempo é grande. “O conselho que posso dar é: se previna. Nesse tempo que estiver tomando o antibiótico, não interrompa a pílula e use camisinha.”


E atenção: anticonvulsivantes e antidepressivos também podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional.


Acesse o vídeo que se encontra na página do Bem Estar para saber um pouco mais do assunto!
Está muito interessante!

http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/antibioticos-podem-cortar-efeito-dos-anticoncepcionais/2864468/

Sem comentários:

Publicar um comentário