quinta-feira, 10 de julho de 2014

Medicamentos à base de maconha: Prós e Contras


Medicamentos à base de canabidiol, uma substância encontrada na maconha, estão na lista de medicamentos proscritos da ANVISA, e sendo assim, proibidos para fins terapêuticos. Se for liberado, o medicamento entrará para lista das substâncias de controle especial, seguindo as respectivas normas. Esses medicamentos tratam, principalmente, problemas neurológicos, dentre eles crises epilépticas. Em Abril, a justiça brasileira autorizou a entrada de um desses medicamentos para filha de Katiele Fischer, Anny, portadora da síndrome CDKL5, uma doença genética que causa deficiência neurológica e convulsões. Ou seja, no Brasil, o uso só é permitido com uma autorização especial do diretor da agência ou sentença jurídica.


Concepção em outros países

canabinol (CBD) é um composto que constitui cerca de 40% das substâncias ativas da maconha e tem propriedades ansiolíticas e antipsicóticas. Em alguns países como EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália o uso de maconha para fins terapêuticos é parcialmente liberado, ou seja, somente com receita médica ou laudo que justifique a prescrição. A ONU reconhece que a maconha pode ter uso medicinal, mas que para isso é preciso que os países oficializem uma agência especial para Cannabis e derivados nos seus ministérios da Saúde.

Prós

Há elementos químicos na maconha que têm efeitos médicos, como exemplificado abaixo:
-Vários casos em muitos países mostram que derivados da maconha podem tratar ou aliviar sintomas de formas severas de epilepsia.
-Pessoas em quimioterapia nos casos de câncer muitas vezes têm enjoos terríveis. Alguns pacientes não respondem a nenhum remédio legal para o enjoo e respondem maravilhosamente à maconha.
-No caso da AIDS, maconha provoca fome e assim pode ser uma maneira de engordar. Nenhum remédio é tão eficiente para restaurar o peso de portadores do HIV quanto à maconha. O problema: a cannabis tem uma ação ainda pouco compreendida no sistema imunológico. Sabe-se que isso não representa perigo para pessoas saudáveis, mas pode ser um risco para os portadores da AIDS.
-Doenças degenerativas do sistema nervoso como a Esclerose múltipla é terrivelmente incômoda e fatal. Os doentes sentem fortes espasmos musculares, muita dor e suas bexigas e intestinos funcionam muito mal. A maconha alivia todos os sintomas. Ninguém entende bem por que ela é tão eficiente, mas especula-se que tenha a ver com seu pouco entendimento sobre o efeito no sistema imunológico.
-A cannabis é um analgésico usado em várias ocasiões. Os relatos de alívio das cólicas menstruais são os mais promissores. Maconha também é capaz de aliviar a pressão intraocular, podendo ser usado em casos de glaucoma, além de ajudar na depressão e insônia, uma vez que os medicamentos disponíveis no mercado são agressivos e têm mais potencial de dependência.

Contras

-De acordo com o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, a ANVISA não tem informações suficientes sobre os efeitos colaterais que a substância possa provocar nos usuários. “O canabidiol tem sido usado no Brasil em crianças e nós não detemos informações na literatura de qual é a consequência orgânica de médio e longo prazo por crianças de diferentes idades. É dever da ANVISA evitar os efeitos colaterais e alertar sobre os riscos.”
-Os problemas surgiram desde o início, uma vez que a droga é ilícita e seus canais de fornecimento são pouco confiáveis. Não se sabe bem como irá ser o controle de qualidade da substância para ser usada como medicamento ,além de que é preciso ainda estabelecer os padrões mínimos. Há também uma dificuldade de descobrir um modo seguro e eficiente de administrar a droga. Ingerida por via oral, a potência da maconha varia muito e ela só começa a fazer efeito depois de uma hora. Fumando, você inala muitas substâncias causadoras de câncer - assim como ao fumar tabaco.
-Existem órgãos que temem que os pacientes vendam a maconha fornecida a eles, uma vez que o Brasil possa não ter um suporte para aceitar a ideia de exclusivo uso medicinal.
-Maconha é mais conhecida por seus efeitos na mente; ela é uma substância intoxicante que faz as pessoas se sentirem felizes e relaxadas. Seu uso "recreativo" tem se tornado cada vez mais frequente nos países ocidentais. A Cannabis não é muito viciadora, e seus efeitos nocivos atingem principalmente o pulmão, quando fumada. Em alguns usuários ela pode desencadear delírios e alucinações, e ainda se discute se pode causar problemas psiquiátricos duradouros.

Resultados científicos

Em maio, o diretor-adjunto da ANVISA, Luiz Roberto Klassmann, relatou que a reclassificação poderia acontecer muito em breve, porque já existiriam evidências científicas suficientes que comprovam a eficácia da droga e sua segurança para uso terapêutico.  Ainda, segundo ele, a partir do momento que o canabidiol deixasse de ser proscrito, o problema de barreira alfandegária acabaria.  No entanto, Klassmann disse que era preciso vencer a barreira do preconceito e estigma do uso da maconha medicinal.


A avaliação geral é que a maconha pode ser usada em diversas situações e tem barreiras que a impedem de ser comercializada e usada para fins terapêuticos. Embora haja pesquisas que comprovem a eficácia de compostos constituintes, como canabidiol, no Brasil a importação só é possível mediante autorização especial. A ANVISA acredita que a permissão aconteça em breve, já que há estudos científicos comprovados sobre suas finalidades terapêuticas. Por fim, há posições sobre o uso medicinal da maconha, que possam evitá-la ou liberá-la em um país, mas existem muitos estudos sobre.

1 comentário:



  1. vih / hechizo ayudas que me hizo curado Soy Recardo Lugard de las spain..I estado viviendo con VIH / SIDA durante años y he estado tratando todo lo posible para conseguirlo cured.I han pasado un montón de dinero para lograr this..All que podía llegar desde el tratamiento es mejorar mi estado de salud, pero no he sido capaz de conseguir una cura a este pensamiento illness.The de esta enfermedad me enferma y no sé qué hacer sin más .. Actualmente me encontré con un lanzador de hechizos en la red y le expliqué esto a él, Él me ayudó a echo un fuerte hechizo y en sólo 3 días, estoy completamente curado de la disease.I han ido a un montón de chequeos y soy negativo al virus now..I seguir pensando cada día y noche cómo puedo recompensar este woman..People con problema similar puede ponerse en contacto con el lanzador de hechizos en hivspelltemple@gmail.com WhatsApp en imo 2348103753977 GOODLUCK...........................

    ResponderEliminar